REVESTIDO DE HUMILDADE


A Palavra de Deus é essencial para a sua caminhada. Não podemos viver sem ela. A Palavra é uma lâmpada para os nossos pés para que possamos ver o caminho e andar nele. Leviatã é a recompensa dos orgulhosos. Tudo o que fazemos e temos haverá recompensa, haverá galardão. Bom ou mau! Há um efeito em tudo o que fazemos. O orgulho tem seus efeitos. Isto deveria nos dar o Temor do Senhor porque tudo o que fazemos tem consequências ou galardões. As coisas que temos no coração, as questões da vida, produzem rios. Temos problemas em nossa mente porque eles vêm do rio turvo do nosso coração. Você quer paz em sua mente, paz de espírito, mas o que está saindo do seu coração? Isso é o que pode estar vindo à sua mente. A recompensa de um coração do Reino é alegria, paz e justiça no Espírito Santo! Para ter uma mente sã, precisamos deste traço de caráter: Humildade! A humildade move Deus! A humildade completa o caráter de Cristo em você. A humildade faz com que o prazer de Deus seja dar-lhe o Reino. Estar revestido de humildade é estar revestido da Sua glória. A Bíblia diz que Deus exalta os humildes quando tiramos a nossa glória e nos revestimos de humildade. Como Ele nos reveste da Sua Glória? E por que Ele faz isso? Porque Ele sabe que quando você é humilde, você não usará a glória Dele para a sua própria glória, porque a humildade não se exalta. Deus traz transformação aos humildes e os traz de Glória em Glória.

Existem muitas promessas para os humildes. Como vemos, há algumas em Provérbios 22:4: “Pela humildade e pelo temor do SENHOR são as riquezas, a honra e a vida.”  Isso é tudo que um homem orgulhoso procura: riqueza, honra e vida! Mas o Senhor diz que dará a você se você for atrás das coisas humildes, se você parar de buscar por grandezas, se você parar de escalar tão alto para tê-las. Ao invés de escalar, desça! Esta é a Sabedoria que confunde os sábios. Você tem que ser tolo para o homem, mas será sábio para Deus. É um Reino de cabeça para baixo. É o oposto do mundo. Você deve ir baixo para subir! A humildade tem seus benefícios, assim como o orgulho tem a sua retribuição. A humildade torna você irresistível para Deus. Quando Ele disse que resiste aos orgulhosos, Ele estava falando à igreja, ao Seu próprio povo, não aos incrédulos. Numa casa sempre há vasos de ouro e prata e vasos de madeira e de terra. Vasos de honra e de desonra, de orgulho e de humildade! Temos um exemplo: Abel, que era humilde; e Caim, que era orgulhoso, e vimos que quando Caim se manifestou com ciúme e inveja, acabou se transformando em conflitos e assassinatos. A humildade se arrepende; o orgulho mata seu irmão.

Da humildade vem o amor, a alegria, a paz, a temperança, a fé, todos os frutos do Espírito, porque Deus dá graça aos humildes, e Ele dá graça a você para que você possa dar graça aos outros. Alguns não têm graça para dar porque não têm humildade! Eles não têm graça de Deus para dar aos outros porque Ele dá graça aos humildes. O problema é o orgulho e a falta de humildade. Deus nos capacita a viver para Ele. Embora alguns de nós não tenhamos capacitação porque não temos humildade! Não podemos fazer nada sozinhos, mas podemos fazer todas as coisas através de Cristo que nos fortalece. Quando andamos em orgulho, não temos capacitação nem graça. Deus passa a resisti-lo, não como filho ou filha, mas passa a não lhe dar o que é do agrado Dele, que é o Reino de Deus. É do Seu agrado dar-nos o Reino, mas quando há orgulho, torna-se Seu desgosto pois quando o reino é sobre nós e não sobre Ele, nós o tornamos sem efeito. Ele nunca confiará Seu Reino a um homem orgulhoso. Dizemos ‘Glória a Deus’, mas realmente desejamos a nossa própria glória. Se você está perseguindo notoriedade, você está perseguindo o orgulho. Se Deus lhe der, ótimo, mas se você está correndo atrás disso, você está perseguindo a concupiscência da carne, o desejo de ser visto e conhecido.

Se você luta contra a submissão e a sujeição a outra pessoa ou a um líder, você tem problemas com orgulho. Somente uma pessoa humilde pode se submeter a algo ou a outra pessoa além de si mesma. Uma pessoa orgulhosa está sempre cobiçando uma posição de destaque. Se você cobiça coisas importantes como liderança, sempre terá dificuldade em se submeter a esse líder ou líderes porque deseja ser o líder. Então ficamos com ciúmes e inveja, e podemos não querer ter ciúmes ou nos comparar, mas é o nosso coração que cria esses problemas. Precisamos então lidar com a raiz disso. O orgulho fará com que você se oponha às pessoas que você ama. Isso o deixa com inveja dos outros, e a inveja se transforma em raiva. Descubra as coisas que o deixam com ciúmes das pessoas, e descobrirá a cobiça que você tem em seu coração pelo que elas têm. Você não será capaz de se submeter ou honrar essa pessoa até parar de perseguir o que ela tem. O desejo que você tem pelas coisas o deixará com ciúmes quando outras pessoas tiverem essas coisas. Você pode não querer ficar com ciúmes, mas isso é fruto da cobiça que provém do orgulho.

Nunca devemos nos exaltar ou nos gloriar, para não nos tornarmos tolos como Paulo diz. Nós deixamos com que Jesus faça a glorificação. Deixamos que Ele nos exalte no devido tempo, como diz em 1 Pedro 5:6. Deixamos que Ele nos glorifique com Sua Glória para que “Ele” seja glorificado. Jesus se tornou sem reputação, mas sua reputação vinha do alto porque Deus O glorificou. Sua glória não veio de baixo. E quando o homem quis dar-lhe uma má reputação, Deus O glorificou. Jesus não se vestiu de glória. Ele revestiu-se de humildade, mesmo sendo em forma de Deus, e se fez homem e se humilhou até a morte de cruz; portanto, Deus O exaltou e deu-Lhe um nome que está acima de todo nome (veja Filipenses 2:6-11). Até Jesus teve que se humilhar como todo homem, para ser exaltado, para ser glorificado. Ele se revestiu de humildade e Deus se revestiu de Glória. A humildade traz glória. Alguns estão lutando contra o diabo. Alguns ainda estão tentando vencer o mesmo pecado e não têm graça para combatê-lo. Porém, Deus não pode dar graça a um homem orgulhoso, somente para um homem humilde, ainda que sejamos Seus filhos. Se somos orgulhosos e Ele nos der Sua glória ou coisas Dele, isso aumentará ainda mais o nosso orgulho. Se Deus glorificar os orgulhosos, isso os deixará ainda mais orgulhosos. E ficaremos tão orgulhosos que começaremos a resistir a Deus pois passamos a pensar que temos tudo sob controle, por conta própria. Olhamos para os homens mais orgulhosos e desprezamos a sua arrogância, mas se não olharmos para o pouco de orgulho que temos agora, acabaremos como eles. Tome cuidado para não cair. Saul foi revestido de humildade em determinado momento. Ele se via pequeno aos seus próprios olhos, mas era uma semente de orgulho após a outra: “Eu quero que eles vejam isso; quero que eles me vejam assim”, era tanto orgulho a ponto de ficar tão preocupado com o que o homem pensava dele que começou a resistir a Deus e a não obedecê-Lo porque amava mais os louvores do homem do que agradar a Deus. Se você agrada os homens, é mais orgulho do que você pensa, porque você quer os elogios deles e quer que eles gostem de você. Você não quer que eles fiquem bravos com você ou o odeiem. Isso é orgulho porque é tudo sobre você! Na verdade, humildade é quando você está disposto a se colocar fora do caminho, a ser odiado e a não ser bem quisto, para que outros possam ouvir a verdade e serem libertados. Isso é humildade porque você está disposto a deixar de lado a sua reputação perante os homens para salvar uma alma. Aquelas pessoas que você acha que são más e de quem você não gosta são, na verdade, mais humildes do que você pensa. Porque eles estão mais dispostos a que você fique bravo com eles para que você possa se reconciliar com Deus. Isso é ser humilde.

“Tornei-me vosso inimigo porque vos disse a verdade?” (Gálatas 4:16).  É preciso humildade para saber que se eu lhe disser a verdade, você ficará bravo comigo e me verá como um inimigo. Só a humildade pode suportar isso. O orgulho quer ser legal. Eu não quero machucá-los. Não! Você quer que eles gostem de você. Você sabe que a verdade não dói, a menos que alguém a pegue e se apunhale. A verdade os liberta se eles permitirem que ela os liberte, em vez de condená-los. A Verdade é uma espada com a qual você pode matar o inimigo ou se matar com ela. Há sabedoria em entregar a verdade, mas é tolice e orgulho reter a verdade porque você quer ser bem quisto. Se você está disposto a ser mais apreciado do que a libertar alguém, mesmo que essa pessoa se torne seu inimigo, então seu deus é você!

A graça não é um passe livre para o seu pecado. É a paciência de Deus no processo de transformação. Há graça quando caímos. Um homem justo cai 7 vezes, mas se levanta novamente. E a graça está lá para buscá-lo. Mas também temos a graça do Seu poder. Em tempos de dificuldade, quando não podemos suportar, quando se torna difícil, vamos com ousadia ao trono da graça em momentos de necessidade, porque não é pela nossa força, mas pela força Dele. No entanto, alguns não estão indo corajosamente ao trono da graça. Alguns estão indo orgulhosamente para o trono da graça, e Deus não lhe dá a graça porque Deus resiste aos orgulhosos. Alguns estão voltando do trono de mãos vazias porque Deus resiste aos orgulhosos. Por que a Bíblia não está funcionando? Eu fui e pedi capacitação, pedi ajuda na hora de necessidade, pedi graça, mas é só para os Humildes! “Eu dou graça aos humildes!” Ele está dizendo a você agora que Ele não vai dar a Sua capacitação para fortalecer o seu orgulho! Você tem que ser humilde! No lugar mais baixo está a graça abundante! Às vezes, quando Ele não lhe dá o que você quer, na verdade Ele está humilhando-o, mas é melhor ser humilde do que ser humilhado. Um homem orgulhoso luta para resistir ao diabo porque Deus resiste aos orgulhosos. Isso significa que você não está sob a graça do primeiro passo (o qual é submeter-se a Deus), porque você ainda está submetido a si mesmo e à sua própria glória. Sem humildade, você não pode se submeter a Deus. Você vai até Deus e diz: “Deus, eu me submeto”. Mas com que coração você está indo até Ele? Deus não responde às suas obras ou à sua estatura. Ele vê além das suas palavras. Ele olha para o coração. Ele responde ao seu coração. O coração fala! Sua boca se move, mas seu coração fala! Ele dá graça, dá poder, mas é para os humildes, e os humildes podem resistir ao diabo com toda a graça. Eu quero lutar contra o diabo com toda a graça e com todo o poder do alto. A humildade abre as janelas do céu. Abre a exaltação, promoção, extensão e expansão de Deus. A humildade é a chave do Reino. Conhecemos as chaves para ligar e desligar, mas a humildade é a chave para a graça, glória, poder, exaltação, riqueza, vida, honra e muito mais, de acordo com a Bíblia! É a chave para manifestar a Glória de Deus e revestir-se dela, pois o desejo de Deus é que sejamos revestidos de Glória, a qual é Cristo. 

Deus é quem reveste nosso exterior (Cristo), mas somos nós quem devemos nos revestir com vestes internas: Humildade. Devemos nos revestir de humildade, como diz em 1 Pedro 5:5.

A Bíblia diz que um semeia, o outro rega, mas Deus é quem dá o crescimento. Portanto, quem é você para pensar que pode acrescentar um côvado à sua estatura ou um fio de cabelo à sua cabeça? É Deus quem dá o crescimento. A chave para aumentar a estatura de Cristo é a humildade. A humildade é um crescimento milagroso. Deus dá o aumento, e a chave para aumentar é diminuir. Ir baixo para subir. Apesar de que Deus também me disse isso: Ele dá o aumento, mas também é Ele quem diminui! Pois não podemos humilhar-nos sozinhos, a não ser sob a poderosa mão de Deus. Precisamos nos submeter à poderosa mão de Deus e deixar que Ele nos esmague para que saia o óleo da Glória. A mesma mão que nos abate é a mesma mão com a qual estamos sentados com Cristo nas alturas, nos lugares celestiais. Este sofrimento se transformará em glória, e este luto se transformará em alegria, pois Ele disse que nos dará alegria ao invés de luto e que os sofrimentos deste mundo presente não são nada que se comparem à glória que será revelada em nós. Esses sofrimentos são humilhações. Seja o que for que Ele use para nos manter abatidos, permita! Até Paulo disse que havia um mensageiro de satanás que ele pediu três vezes a Deus que fosse removido, mas Deus não o removeu porque a Sua graça era suficiente na fraqueza de Paulo. Por que a graça foi encontrada na fraqueza de Paulo? Porque a humildade foi encontrada em Paulo quando ele era fraco, e Ele dá graça aos humildes. A graça é suficiente nos humildes. Mais uma vez, Ele dá graça aos humildes! “Por causa do orgulho das minhas revelações, um mensageiro de satanás foi enviado para me esbofetear!” Para quê? Para manter Paulo humilde! Para que ele fosse impedido de se gloriar e ser glorificado acima da medida. Para que o poder de Cristo pudesse repousar sobre ele! É por isso que ele se gloriou em suas fraquezas, reprovações e perseguições; para que mais da glória de Cristo, mais da força de Cristo, pudesse estar sobre ele, porque quando ele era humilde, ele estava forte! Até as suas fraquezas o tornará forte porque elas fazem com que você seja humilde, e Deus exalta, dá graça, fortalece e capacita os humildes! “Pois embora eu deseje gloriar-me, não serei tolo!” Mas prefiro “Gloriar-me nas minhas fraquezas”. Está tudo bem em 2 Coríntios 12. É assim que Ele nos mantém abatidos! Essas fraquezas aumentavam a glória da vida de Paulo. O poder, a graça e a humildade farão o mesmo pela sua vida! Não é nenhum mistério. É o Reino! E é mais elevado do que os nossos caminhos. Eles são tolos para o homem, mas são sabedoria no céu.

Vista-se de humildade, a humildade é a roupa interior e Cristo é a roupa exterior. As pessoas podem ver Cristo em sua vida, mas não sabem por trás do que veem, que a chave para esse sucesso é: Humildade. É Deus, mas é a humildade que torna o terreno fértil para Deus. Não é o que você está vestindo por fora, porque somente Ele pode vesti-lo com Sua glória diante dos homens. É o que você está vestindo por dentro. Deus vê o que você está vestindo por baixo. O que a pessoa está vestindo por baixo é o que você vê. A falsa humildade é diante do homem, mas a verdadeira humildade está em segredo diante de Deus. Se a humildade não fosse secreta e fosse pública, seria muito fácil transformar a sua humildade em orgulho, porque quando a humildade é vista, e você sabe que está sendo vista, a Bíblia diz para não deixar a sua mão esquerda saber o que a sua mão direita está fazendo. Quando você está focado no que as pessoas veem você fazendo, você já está transformando sua humildade em orgulho. 

Você não está fazendo sua humildade para as pessoas. Você está fazendo sua humildade para Deus. O orgulho está focado nos olhos do homem; a humildade está sensível aos olhos de Deus.

A humildade não pensa em coisas altivas. Pensa nas coisas humildes, pois Deus escolheu as coisas humildes deste mundo para aniquilar as coisas que são. Um homem humilde pensa nos oprimidos, nos doentes, nos possuídos, na viúva, no órfão e nos necessitados. Pensa nas coisas dos outros. A Bíblia diz para ser condescendente com os homens de baixa posição, e preferir uns aos outros acima de si mesmo, e dar honra à menor parte. E não pensar em si mesmo mais do que deveria, mas de acordo com a medida de fé que Deus concedeu a cada homem. Isso exige humildade! Jesus até disse que Ele é humilde de coração. Ele nem mesmo é orgulhoso de você, de quem Ele é o Senhor. Mesmo que Ele seja Senhor sobre você, Ele ainda não o domina. Ele ainda é humilde e manso com você. Ele permite que seja sua escolha pegar sua cruz e segui-Lo. Ele não o faz segui-Lo nem o força a fazer a vontade dele, e isso é a coisa mais assustadora sobre Deus. Porque prefiro ser forçado a fazer isso. Quero estar com Ele na Glória Celestial. Quero andar na Sua estatura. Eu não quero ficar para trás. Suas escolhas podem fazer com que você ande no caminho largo. Tudo no Reino é uma escolha. É por isso que tudo gira em torno do coração, porque o coração escolhe. Você não é medido pela sua estatura. Você é medido por suas escolhas. A medida de um homem é a medida do seu coração. Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. Mesmo que você seja salvo e seja filho de Deus, ainda há consequências para suas escolhas. Isso nos dá o temor do Senhor para fazer a escolha certa. O que escolhermos hoje serão as consequências de amanhã ou os galardões de amanhã. Depende de você, não de Deus. Ele libera os galardões, Ele libera a Glória, sim, mas a promessa que Ele fez de revesti-lo de Glória depende da sua escolha pela Humildade.

Os humildes terão glória celestial e serão exaltados. Você tem que ser humilde. O rio flui para o lugar mais baixo, e você tem que ir para tão baixo para que você faça uma sepultura para si mesmo e venha a se tornar uma semente na terra que produz muitos frutos! Você é o fertilizante para a terra. Sua morte trará muita vida! Sua diminuição trará muito aumento. E a sua humildade dará a Deus mais capacidade de Se mover e de fazer o que Lhe agrada.

Por- Joe Pinto

ASSISTA AO VÍDEO: https://youtu.be/jeuhNQDGwDk?si=WtqyDUik2zDfQzze

MENSAGEM EM INGLÊS: https://www.facebook.com/HotHouseofTruth/posts/838983644252064?ref=embed_post

MENSAGENS EM PORTUGUÊS:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLdZQI_HOikmGX_bbyHemfzzhiNeG8e4gg

BAIXE LIVROS GRÁTIS: https://www.hothouseoftruth.com/free-book-download/


Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: