TESTE DO SENHOR


Mostrarei a você na Palavra de Deus como e por que Deus testa Seu povo. Quando Ele nos testa, Ele quer nos mostrar onde estamos. Deus nos testa em nossa fidelidade a Ele. “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito” (Lucas 16:10). Nenhum homem pode o abençoar; nenhuma igreja pode o abençoar; é a sua fidelidade que traz a bênção. Ele não o colocará no muito se você não for fiel no pouco, se não for fiel na obediência e na confiança. Na vida de Abraão, Deus o abençoou com provisão. Veja que o carneiro apareceu preso no arbusto depois que ele passou no teste (Gênesis 22:13). Por causa disso, Deus foi chamado de Jeová Jireh, meu provedor. Veja, a provisão sempre segue a obediência. Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça (Gênesis 15:6). Pode ser algo difícil o que Deus está pedindo que você faça, mas olhe para Abraão! Ele obedeceu a Deus. E o que Deus fez? Ele parou a mão de Abraão e substituiu o que ele estava disposto a desistir, o que poderia ter se tornado um ídolo, o que poderia ter se tornado um pequeno deus para ele. Deus fez uma obra profunda em Abraão: Ele acrescentou muito mais fé do que conseguiria por conta própria. Ele aprendeu a confiar em Deus.

Deus o testará em rejeição ou em ser passado desapercebido. Ninguém o ouve; ninguém o vê ou considera o que você está dizendo. Assim como Ele fez durante o teste de José. Sempre há sementes de grandeza que Deus tem para o Seu povo, mas sempre há um teste antes que o sonho se torne realidade, antes que a profecia se cumpra. Vamos verificar a história de José (Gênesis 37). Ele teve um sonho e contou a todos. Seus irmãos o rejeitaram. Seu pai terreno trouxe-lhe um casaco como confirmação de seu sonho. A passagem em Gênesis 39 nos conta de quando ele esteve na casa de Potifar por 10 a 11 anos, e na prisão por dois anos; isso após Deus lhe contar seu futuro e lhe dar um vislumbre de seu futuro... a traição (irmãos de José). Jesus também foi traído por alguém próximo a ele, mas Ele amou o tempo todo, então Ele não agiu diferente. Ele não pecou nem se vingou. Sabemos que nosso Pai lidará com todas essas coisas. Ele guardou seu coração. Jesus sabia da traição antes mesmo do último beijo de Judas. Perseguição, ciúme: José foi testado em todas essas áreas. Quanto maior a prova, maior o chamado… Deus está à procura de Josés! Deus não está procurando aquecedores de banco!

Que tal o teste de murmuração e reclamação? Deus pode ter dado a você tudo que o precisa, mas você ainda está reclamando. Deus não tem pressa. Ele está em sua vida para trazê-lo ao caráter de Cristo! Vejamos 1 Coríntios 10:1-17. Estamos todos bebendo da mesma rocha espiritual e comendo a carne, que é Cristo! Se estamos tomando a mesma bebida, por que alguns estão apenas reclamando dela? Deus está trabalhando em nós para cumprir Seu propósito e plano, e Seu plano é trabalhar conosco e em nós para sermos a luz do mundo. Mas precisamos ter o caráter de Cristo. Como Deus sabe sobre o seu caráter? Através dos testes que você passa ou falha. Então, Ele realmente sabe que todas as provas, na maioria das vezes, são para você analisar o quanto seu caráter e seus frutos precisam crescer. Algumas pessoas quando passam por um teste são como bezerros selvagens pulando e dando coices nas baias. Elas querem pular todo o processo e todos os testes e ir direto para o ministério por causa do desejo pela idolatria carismática que tem atormentado o Corpo de Cristo. Mas o maduro será tirado da prova e passará, parecendo-se com Cristo! Quando Deus nos liberar das baias, teremos perseverança, teremos poder e correremos a corrida com firmeza.

É por isso que seremos guiados pelo fogo à noite e pelas nuvens durante o dia (Êxodo 13:21-22). O fogo traz o calor; as nuvens trazem a água para as sementes e prepara o terreno. O fogo nos ajuda a ver o que está acontecendo, nos traz luz e nos indica o caminho. O fogo queima coisas que nos fazem falhar nos testes! A condução destes testes não vem mais de fora, através de um homem ou através de uma lei, mas através do Espírito Santo, através da chama do amor, Cristo em nós, e seremos transformados de glória em glória! O Reino de Deus se expande através do fogo! José passou no teste com a esposa de Potifar. Provavelmente ele estava na prisão pensando, eu não dormi com ela, mas acabei aqui mesmo. Imagine como ele se sentiu durante 11 anos, servindo fielmente, dando o melhor de si, tão agradecido por ter sido levado a um lugar como um palácio para morar, e por ter sido comprado por um casal tão distinto (Potifar e sua esposa). José sofreu por causa da justiça. Paulo disse: “Se vocês sofrerem com Ele, também serão glorificados com Ele!” (Romanos 8:17). José recebeu muito mais glória na cova, na prisão e na casa de Potifar! Então Deus o exaltou à possibilidade da plena concretização de seu sonho. 

“Não vos sobreveio tentação, senão a comum ao homem; mas fiel é Deus, que não permitirá que sejais tentados acima do que podeis; mas com a tentação dareis também escape, para que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13).

Os dons de José abriram espaço para ele (Provérbios 18:16), e Deus o colocou ao lado do Faraó e o tornou governante de todo o Egito – ele se tornou o segundo em comando. Esta é uma sombra de nós e de Cristo. Quando os irmãos de José vieram se curvar diante dele, ele os perdoou e disse: “O mal que vocês pretendiam contra mim, Deus intentou para bem” (Gênesis 50:20). Ele salvou a nação de Israel e os salvou da fome, então todas as coisas cooperaram para o bem (Romanos 8:28). Mas Deus preparou o coração de José. E se ele não usasse todas essas coisas para criar nele um coração totalmente submisso ao Pai? Cristo cumpriu Seu propósito e agora está sentado à direita do Pai. Todos nós nos curvaremos e confessaremos que Jesus Cristo é o Senhor.

“Se sofrermos, também reinaremos com ele: se o negarmos, ele também nos negará: é o Senhor!” (2 Timóteo 2:12); “E se filhos, então herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é verdade que com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados” (Romanos 8:17).

Deus não tenta ninguém. Se um homem é tentado, é porque tem luxúria dentro de si. Deus tirou o povo do Egito, mas o Egito nunca saiu deles. Devemos ser participantes de Sua natureza divina. Judas 12-16 fala sobre lobos no púlpito pregando a luxúria, e muitos estão caindo na fala desses influenciadores: plataformas de mídia social tentando ser o próximo grande nome ou estrela. Muitos têm títulos, mas não há água dentro deles. Judas os chamou de nuvens sem água, coberturas falsas sem água, sem óleo; nada sendo derramado no Corpo de Cristo! O vento falso é uma tempestade, uma nuvem sem água. Árvores sem frutos. Pessoas que vão de igreja em igreja procurando alguém que lhes diga o que querem ouvir. “Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas próprias concupiscências; e a sua boca profere palavras grandiosas, deixando os homens admirados por causa da vantagem” (versículo 16). Uma geração caminhando atrás do desejo de ser vista ou famosa e ser arrebatada por tudo que o mundo tem a oferecer!

As pessoas no deserto estavam reclamando, e reclamar é como dizer: “Deus, você não sabe o que está fazendo!” Se Jesus teve que ser testado, nós também seremos! Vamos ler Mateus 4:1-11. Satanás é muito estratégico. Ele sabe quando chegar e espera alcançar nosso ponto fraco. Ele esperou por Eva, pelo momento certo. Ele esperou por Jesus. E ele vai esperar para vir até você na hora certa. No deserto, Jesus foi testado quanto à Sua identidade. Sobre fama, fortuna e provisão (orgulho da vida). Na confiança. No poder. Mas ele respondeu a ele, dizendo ESTÁ ESCRITO… Era como se Ele estivesse dizendo: “Não use a Palavra contra mim porque conheço a voz do Meu Pai”. Agora podemos dizer: “Satanás, não tente os filhos de Deus”, porque agora sou filho e filha de Deus! Jesus conhecia a Palavra, e Ele era a Palavra. Satanás citou as escrituras, mas essa palavra não foi soprada por Deus. Jesus Cristo sabia que satanás não poderia lhe dar nada porque Ele já tinha tudo. Ele só precisava cumprir Seu chamado, Seu plano e Seu propósito, assim como José, assim como você e eu.

Algumas pessoas encontrarão sua identidade em sua própria comunidade porque estão em busca de títulos. Jesus nunca caiu na tentação de ser o Rabino de todos os rabinos. Mas muitos não passam no teste porque preferem abraçar a concupiscência da carne a abraçar o fogo para queimá-la. Nada disso foi plantado pelo Senhor e precisa ser arrancado! Jesus não foi o único que não se curvou a satanás. Ele tem uma Igreja, um remanescente, que não se curvará ao governo de satanás. Ser tentado e ser testado é quase a mesma coisa, mas tem um significado um pouco diferente. Tentador é usar as coisas ao seu redor para forçá-lo a fazer algo. Teste é exame e avaliação! O teste não ocorre porque Deus está chateado com você. Deus estava testando José. Satanás estava tentando Jesus. Quando temos uma prova, é preciso sabermos as respostas, certo? Você já sabe se Deus escreveu a Palavra Dele nas tábuas do seu coração! Satanás não tinha a Palavra em seu coração. Ainda estava no papel. É assim que vivem os religiosos: pela letra e pela sua lei, sem sequer compreenderem o que leem. E, no final, eles tentam usar isso contra nós, então estão indiretamente tentando Deus. Assim como satanás fez com Jesus, assim é como fizeram os fariseus e o espírito religioso do Seu tempo. Agora, seremos nós! Satanás usará ambos, as pessoas religiosas e o mundo para tentar-nos a segui-lo.

Quando passamos pelos testes e provações, é apenas uma forma de vermos que precisamos de mais: mais fogo, mais óleo e mais humildade! O processo constrói o caráter! Satanás queria peneirar Pedro (Lucas 22:31-34). Pedro falhou no teste, mas no final o caráter de Cristo foi construído nele! A prova da fé de Pedro produziu muita glória nele. Quando Deus terminou com Pedro, as pessoas queriam estar perto dele porque até a sua sombra poderia curá-las (Atos 5:12-32). Essa é uma influência notável, não vinda da carne do homem. Se passarmos ou falharmos, Deus ainda está operando em nós. Tiago 1:1-22 nos diz para deixarmos a paciência durante a prova aperfeiçoar seu trabalho, ou não poderemos recebê-la por causa de nossa luxúria e não quereremos mais nada! Se alguém carece de sabedoria ou temor do Senhor, peça a Deus, e Ele lhe dará! Não podemos renunciar durante nossos testes, ou seremos levados pelos ventos de nossas próprias concupiscências, falsas doutrinas e falso evangelho. Mas… “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam” (versículo 12).

A Palavra não diz SE ele for provado, mas QUANDO for provado: Quando formos tentados pelo diabo e vencidos, receberemos a coroa da vida! Jesus é a nossa Terra Prometida! Os testes e provações do Senhor estão trabalhando a paciência. É criar em nós o novo homem em Cristo. Não despreze os pequenos começos; seja fiel no pouco durante suas provações! Quando Jesus termina conosco e faz o que quer conosco, Ele nos traz vida! As pessoas querem o que Deus tem, mas querem recebê-lo da maneira que desejam. O mundo pode lhe dar muitas coisas e pode tirá-las. Quando Deus lhe dá algo, ninguém pode tirá-lo, mas para preservá-lo, você precisará passar pelo teste para aprender como receber e guardá-lo, assim como José. Quando você é professor, você não ajuda seus alunos durante uma prova. Ninguém está por perto para ajudá-los e a professora está distante e silenciosa. Então Ele nos coloca diante do tentador para nos testar. Isso significa que quando estamos sendo testados, Deus se afasta e nos observa para ver o que faremos. Além disso, isso significa que não há ninguém por perto para ajudar, o que significa que somos testados sozinhos e individualmente. Então, isso remonta a “O que aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, fazei-o; e o Deus da paz será convosco”, mencionado em Filipenses 4:9. Quando você for testado, seja um praticante da Palavra. Está escrito! Satanás, você não tem nada em mim! A prova que passamos serve apenas para nos mostrar o que ainda temos dentro de nós, coisas que precisam queimar! Não sabemos o que temos até que essa impureza seja trazida à nossa cara! “Ó Senhor, eu nunca o negarei”, disse Pedro… Mas durante seu teste, Deus lhe mostrou: “Pedro, agora você o vê. Deixe-me limpá-lo. Isso trouxe muita humildade e submissão a um poder superior, isto é, o Espírito Santo. Se Pedro estava pronto, e ele pensava que estava, não se considere mais elevado do que deveria (Romanos 12:3).

O teste do Senhor é para que sejamos como primícias dos filhos da Sua promessa, do Seu poder e da Sua vida eterna! Esta é a promessa! E temos um Deus que discerne nossos corações, mentes e comportamentos! Vamos passar nesses testes para que Ele não nos esconda nada! Sejamos lentos em reclamar! Recebamos a palavra enxertada que é capaz de salvar as nossas almas! Sejamos praticantes e não apenas ouvintes da Palavra de Deus! Confie no Senhor durante a provação e reconheça-O o tempo todo! E Ele lhe trará as promessas que Ele lhe deu, que Ele confiou para você ter! Todas as promessas que Ele deu, só Deus pode cumprir! Deus nos testa até que sejamos capazes de lidar com isso. Deus nos testa e não nos tenta com o mal, mas nos fará enfrentar o mal para ver se o mal ainda tem lugar em nós! Essa é a diferença!

“Pai, queremos estar prontos para enfrentar todas as situações. Pai, derrame sua graça durante nossas provas. Não esconda nada de nós! Ajude-nos a passar por todos os testes e provações que vêm de Você. Somos um povo santo separado, ordenado para nos parecermos com a videira fiel! Poda-nos e preencha-nos! Neste momento, Deus, pedimos apenas que nos dê toda a força durante este tempo de provação e deserto! Quando você questiona a Deus, quando duvida, quando reclama, não pergunte a Deus “Por quê”, mas diga a Ele: “Sim!” Como uma viagem curta se transforma em 40 anos? As promessas ainda estavam lá, mas durante a preparação falharam! Não queremos esperar até morrer para receber o que podemos receber agora! Tudo o que o Rei tem, podemos obter aqui e agora, mas precisamos sentar no fogo e não fugir dele. Esta é a única maneira de passar no teste! Nós nos rendemos, Pai, à sua liderança e aos Seus caminhos. Obrigado pai!"

Por- Shane W Roessiger

ASSISTA AO VÍDEO: https://youtu.be/P2WDsPrnNcM?si=L6opRYwf6FXcspxR

MENSAGENS EM PORTUGUÊS:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLdZQI_HOikmGX_bbyHemfzzhiNeG8e4gg

BAIXE LIVROS GRÁTIS: https://www.hothouseoftruth.com/free-book-download/




Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: