NÃO AMALDIÇOE


Tudo o que o homem semear, ele colherá. Nossas palavras são como sementes. “O Reino de Deus é como…” Jesus usou parábolas para que a mente carnal pudesse começar a entender o Reino. Mas quando nascemos de novo, Deus nos leva a uma outra dimensão, não apenas de compreendê-las, mas de viver a realidade das parábolas das quais Ele estava falando. Porque nascemos no reino das trevas, mas agora somos trasladados para o reino da luz. Mas sempre tentamos equilibrar os dois reinos.

A Palavra de Deus é totalmente inspirada pelo Espírito Santo. Nunca é suposto misturarmos os nossos sentimentos com a Verdade. Mas as pessoas vêm e tentam tirar a cruz do Evangelho e de nossas vidas. A Verdade é a Verdade – não importa como nos sentimos. As pessoas começam a filtrar a Palavra de Deus pela maneira como veem ou se sentem, mas a Palavra de Deus discerne os pensamentos e as intenções do coração dos homens (Hebreus 4:12).

Para que Deus tenha a sua boca, Ele deve primeiro ter o seu coração. Não entendemos como nossas palavras trazem frutos para nossas vidas. Assim como plantamos sementes no Reino e esperamos uma colheita em nossas vidas. Da mesma forma, nossas palavras trarão colheita em nossas vidas. E há tantas palavras ditas umas contra as outras. A trama do inimigo é colocar irmão contra irmão. Vamos ler 2 Coríntios 2:9-11. Muitos lutam contra a Palavra de Deus e resistem à Verdade assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés (2 Timóteo 3:8-17). Eu chamo isso de fogo amigo.

O fogo amigo acontece quando estamos no exército e começamos a atirar em nosso companheiro/soldado. Pode ser acidental e não intencional, você realmente não quer fazer isso, mas começa a atirar em seu irmão pelas costas por meio de fofocas, calúnias e brigas. Deveríamos cobrir nossos irmãos, mas começamos a descobri-los por causa de nossos corações e palavras. Os artifícios de satanás fazem com que nos viremos e comecemos a atirar uns nos outros: ofensas, divisões e palavras vãs. Deus nos protege dos ataques que vêm de fora, mas quando vem de dentro, por causa da autoridade que nos foi dada, o diabo pode ser fortalecido pela mesma autoridade porque agora estamos entregando-a a ele!

Do mesmo vaso vêm maldições e bênçãos. Devemos semear a Palavra de Deus se estivermos no Reino de Deus. Não estamos mais sob a maldição. O que as maldições produzem? Morte, destruição… Como podemos ser mudados? Pela Palavra de Deus! A Palavra de Deus é usada pelo Espírito para nos mudar. A graça não é uma licença para fazermos o que quisermos ou plantarmos o que quisermos. Vamos ler Lucas 6:43-45. Deveríamos ser um carvalho de justiça (Isaías 61:3) com raízes fortes; eles podem suportar qualquer tipo de solo e tempestade. Este carvalho usa a substância terrena, mas nós, sendo esse carvalho, usamos a substância celestial: enraizada e alicerçada no amor e no Seu Espírito. Isto é quem seremos na Terra agora! Toda árvore é conhecida pelos seus frutos (versículo 44). Não há ninguém bom; você não é bom antes de Cristo, e você não é bom mesmo depois de Cristo. Só existe um que é bom, que é o Pai da Luz. Um homem mau, da maldade do seu coração, produz o mal. O mal pode ser qualquer coisa que venha contra a Palavra da vida, contrariando a visão de Deus em você, portanto é a maldição. Uma maldição é uma palavra que vai contra a palavra de Deus em sua vida, pessoal ou corporativamente. Se alguém se opõe à visão celestial, isso é uma maldição vinda do seu coração.

Somente quando algo é arrancado da fonte da vida é que essa coisa morre. Satanás tenta arrancar coisas de nós plantando sementes, até mesmo em nossos pensamentos. Devemos derrubá-los. “Destruindo imaginações e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2 Coríntios 10:5). Às vezes, nós os regamos pensando neles. Esta é uma meditação perigosa.

Lute contra seus pensamentos! Destruindo todo pensamento errado! Cada coisa que se exalta! O problema é que tudo o que entra no seu coração sai pela sua boca. Então você se torna um agente duplo. A importância de derrubá-los imediatamente é porque essas coisas más começarão a nos desconectar da vida (do Corpo, de Deus e do Espírito). A figueira teve que obedecer e morrer (Mateus 21:19) porque Jesus era a Palavra. Jesus teve que dizer a Pedro: “Para trás de mim, Satanás” (Mateus 16:23), quando Pedro estava tentando impedir Jesus de morrer na cruz. Jesus não cogitou aquela semente vinda de Pedro (satanás) de salvar sua vida, nem por um segundo!

Da abundância do coração, a boca fala (versículo 45). Se você quiser ouvir o coração do homem, ouça suas palavras. Se for em voz baixa ou com um acordo negativo, eventualmente, o poço do coração começará a fluir. O mundo dirá: “Deixe-me compartilhar meu coração”. Se essa pessoa estiver envenenada, pode ser que você nem queira ouvir o coração dela, porque ela está cheia de amargura, bruxaria e rebelião. Você precisa proteger seu próprio coração. Você pode pensar que isso não é amor, mas você não pode dar lugar para o diabo, ou seja, você não pode dar lugar para ele plantar essas sementes em seu coração. Essas sementes vêm de amigos hostis. Essas sementes vêm do ciúme, da insegurança e dos corações ofendidos.

“Pois em muitas coisas ofendemos a todos. Se alguém não tropeça em palavras, esse é homem perfeito e capaz de refrear todo o corpo” (Tiago 3, versículos 1-2). Você quer ser perfeito? Deixe o Espírito Santo tomar conta do seu coração, e então Ele terá a sua boca. As pessoas adoram a Deus, mas seus corações estão longe Dele. Não apenas o que você faz é fruto, mas também as coisas que você diz são frutos. Você pode até usar a Palavra de Deus e ainda assim levar as pessoas à escravidão se ela não estiver sendo usada pelo Espírito de Deus.

Tiago prossegue e tenta explicar o que disse sobre a língua através de parábolas (versículo 4). Sua boca pode queimar seus relacionamentos, queimar pontes e destruir a visão de Deus em sua vida. Devemos dizer a essas pessoas: “Para atrás de mim”. Devemos sair dessa mentalidade de falso amor. Às vezes, essas pessoas precisam ser repreendidas porque estão indo na direção errada. “Eis também os navios que, embora sejam tão grandes e impelidos por ventos fortes, ainda assim giram com um leme muito pequeno, para onde quer que o governador queira.”

Olha, aqui está o seu campo. Tudo que você precisa é de um pouco de fogo para queimá-lo todo. O fogo de Deus queima todas as palavras da maldição em suas vidas, mas a língua de um coração envenenado é: “E a língua é um fogo, um mundo de iniquidade, assim é a língua entre nossos membros, que contamina todo o corpo, e incendeia o curso da natureza; e é incendiado no inferno” (versículo 6). Até nós podemos começar a contaminar o Corpo. Se sua mão o ofende, corte-a. Se uma pessoa está ofendendo, interrompa-a. Eles podem até enviar mensagens de texto com palavras bonitas, mas o coração deles está cheio de veneno e eles vão leva-lo para o buraco deles. Eles querem que você pegue sua pá e comece a cavar com eles. Estas pessoas contaminam toda a Igreja, todo o Corpo, de acordo com a Palavra de Deus. A coisa mais difícil para nós é quando Satanás consegue alguém que amamos e chamamos de “um bom amigo”. Mas não há nada que possamos fazer a não ser orar.

As pessoas pensam que podem controlar a língua - versículo 8. A única maneira é filtrar a nossa língua através da Palavra de Deus, estando sob o Espírito da Verdade. A Bíblia diz que ela é indisciplinada. Nenhum homem pode domá-la, então somente a submissão ao Espírito Santo pode. Com a nossa língua podemos abençoar a Deus, mas também amaldiçoar os homens (versículo 9). Mas temos uma cúpula de ferro! Nada pode nos atingir! Porque essa cúpula de ferro nos protegerá (e também temos toda a armadura de Deus). Devemos ter cuidado com o fogo amigo vindo de amigos hostis! Mas precisamos seguir os passos de Jesus abençoando aqueles que nos amaldiçoam. “Mas eu lhe digo: Amem os seus inimigos, abençoem aqueles que os amaldiçoam, faça o bem aos que os odeiam e orem pelos que os maltratam e perseguem” (Mateus 5:44). Mas isso é uma coisa difícil de fazer, isso é submissão e isso é amor verdadeiro. Só será fácil se fizermos do jeito Dele. Devemos parar de lutar contra esses dois reinos – a luz e as trevas! Pessoas de mente dupla não podem receber misericórdia ou graça; de acordo com a Palavra de Deus, eles não podem receber nada do alto. Está escrito no livro de Tiago 1:8.

Tiago chamou nossos ventres de fontes (Tiago 3:11). Sabemos quando a fonte amarga está surgindo. São os pequenos comentários. Pequenas defesas. Pequenas piadas. Das fontes brotará o que está dentro do coração das pessoas. “Mas se têm amarga inveja e contenda em seus corações, não gloriem e não mintam contra a verdade” (versículo 14). Não fale sobre suas emoções. Fuja de alguém que deseja compartilhar seu coração com você quando você sabe que o coração dela está rebelde contra Deus. Não importa se é seu irmão, irmã, mãe ou pai. A Bíblia diz: não conheça nenhum homem segundo a carne (2 Coríntios 5:16), ou seja, não olhe para o homem apenas através dos seus olhos naturais. Lidamos com espíritos por trás do homem. Fuja deles. Mas eles dirão: “Eles não me amam”. Não. Estamos apenas tentando proteger nosso coração. Eles dirão: “Sinto que estou sendo evitado e deixado de lado, rejeitado e solitário”. Porque eles se tornaram um com a mentira, e é verdade, mas está escondido em suas folhas de figueira, são eles! Você dirá: “Onde você está? Onde você foi? Quem lhe contou essa mentira? Quem lhe disse que “você estava nu”? Não é isso que o diabo faz? Separa-nos de Deus, e isso inclui do Seu Corpo.

Deus me mostrou meu coração através de um sonho. Eu tenho o Ás de Copas. Este foi o melhor cartão. Mas no sonho, Deus estava me mostrando que preciso proteger meu coração e não o entregar a ninguém. Somente para aqueles que têm o mesmo coração. Não dê seu coração a pessoas de coração corrupto, com competição. Às vezes parece rude, parece que você não ama, mas é preciso guardá-lo. Você não pode dar seu coração àqueles que têm corações maus e rebeliões trabalhando neles. Afaste-se, segure-se e espere que Deus faça o que Ele deseja. Foi assim que Deus falou comigo. 

Às vezes você tem o melhor coração, a melhor carta para jogar, mas talvez precise jogar fora outra carta porque precisa protegê-la. Jesus era um cordeiro levado ao matadouro: acusação falsa, o espírito da maldição tentava tocá-Lo, mas Ele não dizia nada. Ele ficou em silêncio. Ele segurou seu precioso coração.

Quando Deus tiver o seu coração, Ele terá as suas palavras. Mas você continua entregando seu coração às ofensas, às defesas, ao orgulho egoísta! As pessoas que estão tentando envenená-lo com seu veneno começam a ficar muito bravas com você porque você está sob aquela cúpula de ferro de proteção de Deus e Seus anjos. Estêvão viu os céus abertos e Jesus em pé à direita do Pai quando foi apedrejado (Atos 7:56). Isso foi quando ele não estava tentando se defender. Depois que ele os confrontou, o versículo 54 diz: “Quando ouviram estas coisas, ficaram com o coração partido e rangeram os dentes contra ele”. Então ele viu o Senhor…

Isso é fé! A verdade faz com que os rebeldes rangem os dentes; eles começam a morder e devorar uns aos outros, como diz em Gálatas 5:15-16: “Mas se vocês se morderem e se devorarem uns aos outros, tenham cuidado para não serem consumidos uns pelos outros. Isto eu digo então: Andem no Espírito e não satisfaçam a concupiscência da carne”. Começamos a concordar com as pedras, e essas pedras são palavras. E as palavras são fortes!

Mas a Palavra nos promete que os puros de coração verão a Deus. Estêvão estava sendo apedrejado por Cristo, e tudo o que ele disse foi: “E ele, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não coloque este pecado para eles carregarem. E, dizendo isso, adormeceu” (versículo 60). Uau!

Onde há ciúme, sempre há insegurança! Quando você sabe que está bem com Deus, esse é o lugar mais seguro onde você pode estar. “Pois onde há inveja e discórdia, aí há confusão e toda espécie de má obra. Mas a sabedoria que vem do alto é primeiramente pura, depois pacífica, mansa, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. E o fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que praticam a paz” (Tiago 3:16-17).

Então, não me diga que cristãos não podem amaldiçoar outros cristãos! Para quem esta epístola foi escrita? O fogo amigo vem de amigos hostis. Quando o ciúme e a insegurança atuam, o diabo também atua… O único pecado que nos deixa inseguros vem do orgulho. A justiça nos torna seguros em Cristo! Não somos inseguros no amor de Deus e não podemos ser inseguros no Corpo! O caminho de Caim não agradou a Deus (Gênesis 4). Essa maldição trouxe a morte! As pessoas dizem que “temem ao Senhor”, mas com suas palavras e ações, elas provam que não. “Portanto, doravante, não conhecemos mais ninguém segundo a carne; sim, embora tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne, agora não o conhecemos mais” (2 Coríntios 5:16). Podemos nos tornar bruxos mesmo se estivermos vestindo nossas melhores roupas quando formos à igreja. Oh, Ele é um pregador… Oh, Ele é um irmão…

Não conheça nenhum homem pela carne! Quando você se acostuma com o inimigo, você pode se tornar um bruxo, quando um espírito familiar se torna seu amigo você começa a dizer o que sente e a dizer o que vê, mesmo isso sendo uma mentira, não sendo de acordo com a verdade. Isso pode trazer bruxaria através de suas palavras e todo tipo de coisas malignas.

Quando nos arrependemos, repetidas vezes, aplicamos as sementes da Palavra de Deus. Quando lembramos uns aos outros, estamos regando as boas sementes. Isso significa que estamos chegando com um herbicida! Da mesma forma, é um espírito imundo conduzindo a pessoa. A fofoca é uma maldição que lançamos uns sobre os outros. As pessoas dizem: “Irmão, sinta minha dor”. É tão complicado. Provavelmente, esse irmão está sofrendo por causa do seu próprio caminho injusto. Não, você não quer ouvir. O espírito de rebelião é inimigo de Deus. Quando o diabo pega sua língua, ele o faz cair no buraco, e você quer levar alguém com você quando começa a envenenar o coração de outra pessoa. “Eles prepararam uma rede para os meus passos; a minha alma está abatida; abriram diante de mim uma cova, no meio da qual caíram eles próprios. Selá” (Salmo 57:6). Nós sabemos disso e chamamos isso de “festa da piedade”. Até o mundo sabe disso. Estes são injustos, são sessões da comunhão do falso amor!

Tenha cuidado no Corpo de Cristo. Temos graça, mas não podemos amaldiçoar uns aos outros. Mesmo que você esteja sob esta cúpula de ferro, e essa poderia ser toda a armadura de Deus (Efésios 6:10-18), você pode começar a pensar sobre isso e a falar da abundância do seu coração corrompido! Muitas pessoas pensam que são tão justas; eles se defendem o tempo todo. Mas deixe Deus lutar por você! Não jogue sua carta Ás de Copas! Segure sua língua, segure seu coração, mantenha sua paz. Deus de toda a salvação lidará com seus inimigos.

Judas, com um beijo, traiu o amigo. Ele deveria ser amigo de Jesus. Esse acordo negativo o destruiu. Ele se enforcou - se isso não for cavar seu próprio buraco! A cova que ele cavou para Jesus; ele mesmo acabou nela. Isso combina com as escrituras! Ninguém teve que matar Judas. Judas matou a si mesmo (Mateus 27:3-10). Ninguém precisa tocar num Judas; Judas como sempre acabará se matando! Judas começará a matar a amizade piedosa. Não ignore os ardis do diabo. Você pode ter muita graça no seu local de trabalho, mas não traga isso para o Corpo! Quando o diabo conquista o seu coração, ele conquista a sua língua e a autoridade dada por Deus!

Você sabia que profetas e apóstolos (qualquer um realmente nascido do Espírito) podem ouvir conversas em particular se o Senhor quiser… Há pessoas nesta casa que Deus vai me mostrar enquanto durmo e me levar para a mesa da sala de jantar, para seu quarto, para ouvir a conversa deles. Há coisas que Deus nos mostra para nossa própria proteção. Este é o dom de Deus para proteção. Jesus conhecia os pensamentos de Judas, tudo o que foi falado nas trevas, para que Jesus pudesse proteger Seu coração. “Vá, faça o que você já planejou fazer.” Jesus já conhecia seu coração. Assim como quando alguém pode beijá-lo, mas você sabe que essa pessoa é seu próprio inimigo. Estava tudo escrito. Sim, mas Jesus tinha que saber quem era o vazamento. Ele precisava saber quem estava fazendo um pacto com o acampamento inimigo, com a religião e com as crianças do pântano.

Quem somos nós agora? Reis no reino. E a Palavra nos diz para não amaldiçoarmos uns aos outros, porque se fizermos isso com o menor deles, estaremos fazendo isso uns com os outros porque Ele nos fez reis e sacerdotes (Apocalipse 1:6), e agora com esse entendimento, veja o que a Palavra diz em Eclesiastes 10:20: “Não amaldiçoe o rei, nem mesmo em seu pensamento; nem tampouco no seu quarto amaldiçoe o rico: porque o pássaro do céu carregará sua voz, e os que têm asas contarão o assunto”. Algumas pessoas se escondem quando a Palavra está sendo falada. Todas as folhas de figueira! Maldito seja! Nem mesmo em pensamento.

Mesmo quando você pensa errado, você está entrando em um acordo com satanás! Onde estão seus quartos? Seu quarto, no seu lugar privado, um lugar entre você e seu cônjuge. É melhor você repreender seu cônjuge se ele estiver começando a amaldiçoar alguém. Tenho visto repetidamente Leviatã chegando por causa da falta de repreensão entre os cônjuges! Um pássaro do ar carregará sua voz! Nós devemos ser cuidadosos! O próprio Deus nunca lhe mostrará algo se isso for para você machucar as pessoas. Não. Quando Ele nos mostra, é para lutar no Espírito, para saber disso, para proteger nosso coração e para testar nosso amor por Ele!

“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligardes na terra será desligado nos céus. Outra vez vos digo que, se dois de vós concordarem na terra sobre qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mateus 18:18-20).

Acordo negativo, lembre-se, se concordarmos com qualquer pensamento maligno, isso ficará vinculado à Terra e ao Céu! O que acontece quando dois ou três se reúnem numa maldição? Às vezes, sentimos quando alguém do Corpo de Cristo está em uma situação ruim. Porque eles estão de acordo com o diabo. Jesus está em todo lugar. Não precisamos estar em um lugar para estar sob a presença de Deus. Quando dois ou três se reúnem com o diabo, o diabo também está lá. Da mesma forma, dois ou três estão reunidos em Seu nome (Mateus 18:20); Ele está lá, no meio deles! Jesus até disse que quando dois ou três se reúnem em Seu nome, então, é claro, esse é o poder do acordo. Vejamos a Torre Babel! Como as pessoas podem estar reunidas em nome do diabo ou com o propósito de mentir. Quem estará na sua presença, no meio de vocês? O diabo! O quanto esta palavra fará efeito quando você começar a falar da abundância do seu coração? Em vez de falar com base na pureza do seu próprio coração. Veja o que a palavra diz: “Mas eu vos digo que de toda palavra fútil que os homens disserem, dela darão conta no dia do juízo” (Mateus 12:36).

Quando começamos a nos reunir em nome do diabo? Como isso pode acontecer? Quando você está mentindo, quando está fofocando e quando está sendo ofendido... o diabo está presente. Quando você está se reunindo em nome do diabo, geralmente você tenta trazer alguém com você para sua congregação! De repente, você nem precisa se esconder. Naturalmente, você começará a se isolar. O Corpo está aqui e você está ali. Mas no momento em que você se arrepende, você está novamente conectado ao Corpo. Não somos chamados a abrir poços. Somos chamados a andar na luz, a ser uma bênção, a transmitir vida uns aos outros e a curar uns aos outros. Se o inimigo tomar conta de você, não há ninguém para culpar além de você mesmo. Essas pessoas cairão de cabeça e ainda pensam que Deus considerará os seus próprios sentimentos que vêm de um coração corrompido! Devemos dizer: “Ossos secos, ganhem vida!” Não devemos cair no vale com eles e nos tornar um esqueleto!

O orgulho diz: “Pare o trabalho; fale comigo... Pare o trabalho; sinta minha dor... Pare o trabalho e venha cuidar de mim.” Todas essas palavras vêm de um coração como de Sambalate e Tobias (Neemias 4). Essas pessoas estão tentando deixá-lo ocupado com os seus corações envenenados em vez de se arrependerem e se acertarem com Deus. Elas estão sempre tentando distraí-lo e impedi-lo de construir o Reino de Deus. Você pode sentir seus corações até mesmo por meio de texto. Conhecemos pessoas que nem se expressam. Fantasma na postagem.

As pessoas não interagem quando seus corações estão envenenados. Até mesmo a brincadeira pode manifestar um coração corrupto. O silêncio pode manifestar um coração corrupto. Muitas palavras podem manifestar um coração corrompido. “A morte e a vida estão no poder da língua; e quem a ama comerá do seu fruto” (Provérbios 18:21). No Reino, a vida e a morte estão no poder do seu pensamento! Se você não controlar seus pensamentos e seu coração, você começará a pegar aquela pá e a cavar seu próprio buraco.

Quem se importa se eles disserem: “Estou apenas brincando?” Da abundância do coração, o Leviatã encontra um lugar. É um rolo mortal. Geralmente, por causa de um coração impuro, um espírito impuro estará liderando aquela pessoa. Seu coração será manifestado pelas palavras que você fala. O Espírito sempre manifesta o nosso coração porque a Palavra de Deus discerne o coração daquela pessoa. Ele é nossa cúpula de ferro. E Ele sabe que ainda amaremos, ainda abençoaremos e não lutaremos contra carne e sangue, irmão e irmã, mas contra principados e potestades. Como? Derrubando maus pensamentos contra nossos irmãos. Purificando nossos corações.

“Pai, você é minha cúpula de ferro. Se meu coração for puro, não me importo com o que as pessoas pensam de mim. Pai, quebro cada palavra que o diabo me faz falar por causa de mal-entendido, por causa do leviatã. Eu tomo toda a autoridade, todo o poder, todas as espadas que dei ao diabo, eu as retiro, e amarro, anulo e destruo cada palavra falada em pensamento ou através do som. Arrependo-me de minhas próprias palavras, pelas palavras e pensamentos que fiz, eu as quebro em nome de Jesus. Agora mesmo, nesta palavra, ou como quer que ela alcance as pessoas, vamos todos nos arrepender. Eu libero o Reino de Deus em minha vida em nome de Jesus. Quebrando os planos do inimigo em minha vida! Espírito da Verdade, Espírito de Sabedoria, Espírito de Entendimento, não há nada que o Espírito de Deus não possa ver e saber. Pai, queremos estar limpos em nossos corações. Onde está o Espírito do Senhor, há liberdade.

Só a Verdade tem lugar onde está o Espírito do Senhor. Somente a Verdade nos guiará. Pai, sonda-me, ó Deus, e veja se há algum mau caminho, algum obstáculo ou alguma amargura, e limpe-me. Só você pode fazer isso, Espírito Santo; só você pode fazer de mim um vaso de água pura e viva, uma fonte de águas limpas jorrando!”

Amém!

Por- Shane Roessiger

ASSISTA AO VÍDEO: https://youtu.be/49zCZ-gN7_s?si=7ay4lhDO0BzZ8HB6

MENSAGEM EM INGLÊS: 

https://www.facebook.com/HotHouseofTruth/posts/919567239527037?ref=embed_post

MENSAGENS EM PORTUGUÊS:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLdZQI_HOikmGX_bbyHemfzzhiNeG8e4gg

 

BAIXE LIVROS GRÁTIS: https://www.hothouseoftruth.com/free-book-download/


Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: